Turnover - Regras Oficiais
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Xadrez Turnover: Visão Geral e Regras
Configuração:
Cada jogador começa o jogo com 8 Castelos posicionados em casas de cores opostas na primeira e segunda fila do tabuleiro.
Um Castelo consiste em um conjunto de Torre + Forte + Muralha.
A Cidadela consiste em um conjunto de Torre + Forte.
A Fortaleza consiste em um conjunto de Forte + Muralha.
Objetivo:
O objetivo no Turnover Chess é deixar seu oponente sem Castelos.
Tipos de peças e movimentos:
Muralha:
Pode se mover e tomar uma casa diretamente para frente.
Pode capturar e tomar 1 casa na diagonal.
NÃO pode capturar adiante; só pode mover e tomar adiante.
Pode capturar Muralhas, Castelos, Torres e Fortalezas oponentes localizadas diagonalmente para frente.
Pode tomar Cidadelas ou Fortes oponentes localizados diagonalmente à frente.
Forte:
Move, captura e toma qualquer número de casas em linha reta na diagonal.
Torre:
Move, captura e toma qualquer número de casas em linha reta, tanto vertical quanto horizontalmente.
Cidadela:
Move, captura e toma qualquer número de casas em linha reta, tanto verticalmente, quanto horizontalmente e diagonalmente.
Fortaleza:
Move-se, captura e toma em um padrão em forma de L (duas casas em uma direção seguidas por uma casa perpendicular ao movimento inicial).
Movimentos Especiais:
Castelo NÃO em xeque
Pode se mover e tomar uma ou duas casas diretamente para a frente; pode capturar e tomar 1 casa na diagonal.
NÃO pode capturar adiante; eles só podem mover e tomar adiante.
Pode capturar Torres ou Fortalezas adversárias localizadas diagonalmente para frente.
Não pode ser movido se só há 2 Castelos e o outro está em xeque.
Castelo em xeque
Pode mover todo o conjunto do Castelo 1 casa em qualquer direção, exceto:
- O último Castelo de um jogador
- Só pode se mover para casas NÃO em xeque.
- Se não existirem movimentos legais, é xeque-mate ou impasse.
Pode ser movido para casa em xeque se há 2 ou mais Castelos.
- Castelo contra Castelo se consideram em xeque.
Combinando peças:
As peças podem ser combinadas movendo a peça externa de um conjunto para outro, criando novas combinações.
por exemplo.:
Muralha + Forte = Fortaleza,
Forte + Torre = Cidadela.
O último Castelo e Castelos em xeque se movem como um conjunto inteiro.
Promoção:
Muralhas e Castelos devem ser promovidos quando chegarem à última linha. Eles são substituídos por Cidadelas.
O último Castelo NÃO pode ser promovido.
Impasse (Stalemate):
Se o último Castelo NÃO estiver em xeque e nenhuma peça puder ser movida sem colocá-lo em xeque, há empate.
Se um jogador tiver 2 ou mais Castelos, mas nenhuma peça puder realizar um movimento legal, há um impasse.
Se um jogador tiver 2 ou mais Castelos, mesmo que todos os Castelos estejam em xeque, será um impasse se o jogador não puder realizar uma jogada legal.
Regra de movimento legal:
Os jogadores devem ter pelo menos 1 lance legal para ser realizado; caso contrário, pode resultar em empate, impasse ou xeque-mate.
Movimento ilegal:
Uma peça não pode ser movida se seu movimento deixar seu último castelo em xeque-mate.
Instruções:
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